250 g de bacalhau podem ser iscas.
300 gr. De grão de bico
01 cebola gde ralada
01 pimentão vermelho picado miúdo sem sementes
01 pimentão verde picado miúdo sem sementes
½ xícara de azeitona verde picada
1xícara de tomate picado sem sementes.
1xícara de tomate picado sem sementes.
01 xícara cheiro verde picado bem fininho.
1 Molho de coentro picadinho
Sal, pimenta do reino,
Azeite a gosto.Modo de fazer
Coloque de molho o bacalhau e troque a água umas duas vezes; Depois deixe no molho até o dia seguinte.
Coloque de molho o grão de bico em vasilha separada na véspera.
No outro dia leve o bacalhau para aferventar, reserve a água e coloque outra e leve de novo ao fogo até sentir que o sal esteja certo, não precisa cozinhar o bacalhau mais. Coloque a água do bacalhau numa panela de pressão, junte o grão de bico nela para dar gosto.Cozinhe até ficar “al dente”.
Enquanto o grão de bico cozinha; limpe o bacalhau das espinhas e peles. Coloque o bacalhau em um pano de prato junte as ponta e segure firme. Bata a trouxinha na bancada para desfiar o bacalhau. Abra e veja se o bacalhau esta desfiado, se não estiver enrole de novo e bata mais um pouco para que fiquem alguns pedaços maiores para que ele não suma na salada. Reserve tampado para não esfriar..
Em uma tigela coloque o grão de bico escorrido ainda quente, por cima o bacalhau desfiado, todos os temperos, reservando uns pedaçinhos de pimentões e azeitonas para enfeitar, menos o azeite. Mexa com a mão apertando um pouco a massa para pegar bem os temperos. Experimente o sal e pimentas, se estiver bom acrescente o azeite misturando bem com as mãos. Ajeite a salada numa bonita travessa e decore com os pimentões e azeitonas. Cubra com papel filme, leve a geladeira para gelar. Se você fizer de véspera o sabor ser melhor ainda. Se gostar coloque alho bem socadinho na mistura.
Obs: Existe no mercado um produto chamado molho de alho. Eu adoro colocar bastante dele no prato. Assim cada um serve a gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário