Essa beringela consiste nas seguintes camadas:
batatas em rodelas finas (não transparentes)
beringela
carne moída refogada
batata em rodelas (essas, mais fininhas)
molho béchamel
queijo para gratinar
O primeiro passo é cortar as beringelas em fatias não muito finas (com casca e tudo) e deixar de molho em água com sal por meia hora mais ou menos. Após esse tempo, é só lavar e enxugar todas as fatias, uma por uma, que é para sair bem aquele amargo que a beringela tem. O próximo passo é aquecer uma frigideira anti-aderente, colocar um fio de azeite e dourar lá cada fatia de beringela, que depois vão descansar em papel absorvente até serem empregadas na montagem do prato.
Você também tem que preparar um refogado de carne moída. No meu eu uso alho, cebola, louro, salsinha, pimenta calabresa e sal. Bota a carne moída na panela, deixa ela soltar aquela água e depois junte os temperos, deixando ela fritar bem.
Depois, prepare um molho béchamel em quantidade suficiente para cobrir a travessa. Molho Béchamel é aquele tipo de molho que cada pessoa faz de um jeito, então... use a receita que você preferir e reserve.
Agora é só começar a montagem...
Forre a travessa com as batatas em rodelas (cruas - é o forno que vai cozinhá-las e deixá-las macias), por cima coloque as fatias de beringelas e depois faça uma camada generosa de carne moída e por cima mais batatas. Finalize com o molho béchamel e por cima queijo mussarela ou parmesão ou outro que você prefira. Leve ao forno por mais ou menos 40 minutos ou até que, espetando com uma faca, você sinta que as batatas estão macias e o queijo de cima já esteja douradinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário