Para nós os adultos, pudim de claras em neves, nos faz lembrar da nossa infância. Para minha neta, ela diz que são pedaços de nuvens sujas com calda de caramelo. Eu vou guardando na geladeira as claras que são descartadas em outras receitas e logo, logo sai um pudim de nuvem, como diz a Luanna(neta).
Para o caramelo:
Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
Modo de Preparo:
1. Numa panela, coloque a água e o açúcar e mexa até dissolver. Leve ao fogo alto para caramelar e não mexa mais. Quando dourar, desligue o fogo.
2. Numa fôrma de pudim (com furo no meio), despeje o caramelo e, girando a fôrma, espalhe nas laterais. Reserve.
Para o pudim:
Ingredientes
8 claras
16 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo:
1. Preaqueça o forno a 120ºC (temperatura baixa).
2. Separe as claras das gemas. Numa tigelinha separada, quebre um ovo de cada vez, deixando escorrer para ela apenas a clara. Antes de adicionar a clara à tigela da batedeira, verifique se o ovo está bom. Reserve as gemas numa tigela separada. Repita o procedimento com todos os ovos. Este cuidado evita a contaminação dos demais ingredientes, caso um dos ovos não esteja bom. As gemas reservadas à parte não serão utilizadas neste pudim, mas você pode guardá-las para preparar uma receita de quindim.
3. Na batedeira, coloque as claras e bata até o ponto neve. Adicione o açúcar aos poucos, batendo entre cada adição. Ao final, bata por mais 5 minutos.
4. Transfira as claras para a fôrma caramelada.
5. Leve uma assadeira ao forno, regue com um pouco de água fervente, coloque a fôrma no centro e deixe assar por cerca de 30 minutos, para que asse em banho-maria. O pudim deve ficar dourado por cima.
6. Retire do forno e deixe esfriar um pouco para desenformar (se ainda estiver quente, pode quebrar, e se ficar muito gelado, pode não soltar da fôrma).
7. Coloque um prato por cima da fôrma e vire de uma vez. Levante a fôrma delicadamente para o pudim se soltar aos poucos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário